Tutorial da saia longa liberty

A Viviana me pediu, já faz um tempinho, pra postar o molde/tutorial da saia longa liberty que aparece nesse look aqui e nesse aqui.

Confesso que fiz como eu imaginava que daria certo. Até procurei na net moldes de saia evasê, mas achei complexo demais para o que eu queria.

Então fiz da seguinte forma: comprei 1,20m de tricoline para o comprimento da saia [eu sou pequena, então 1,20 dá muito bem para o comprimento e ainda fazer cós e barra] e o 1,40m, da altura do tecido, pra servir a largura da saia.

Como não pretendia colocar zíper, somente elástico, tive que me certificar de que a largura máxima do cós da saia passaria pelo meu quadril [sim, já fiz uma saia que tenho que vestir que nem blusinha porque não tive essa preocupação].

Comecei dobrando o tecido ao meio na maior medida [no meu caso, 1,40m]; a partir do centro, na parte superior, marquei 1/4 da medida do meu quadril [1/4 Q] pra cada lado. A partir dessa marca abri o traço na diagonal, o máximo possível em direção à extremidade inferior do tecido, porém, ao invés de descer apenas uma linha na diagonal, você poderia abrir mais rápido até a extremidade do retângulo e então, a partir daí descer uma linha reta, atentando para que a transição entre a diagonal e a vertical fique o mais sutil possível.

Sugiro que você faça todos os traços apenas em um dos lados do retângulo dobrando ao meio [0,35 m x 1,20 m, no meu caso] e cortando os dois/quatro lados de uma única vez, pra não correr o risco do lado direito ficar diferente do esquerdo, a frente diferente das costas. Digo isso porque não fiz um molde antes, eu já risquei direto no tecido.

Costurei tudo pelo avesso, primeiro a parte da frente na de trás, passando uma costura em zig-zag pra facilitar o acabamento. Depois preparei o cós para passar o elástico e, por último, fiz a barra.

Sem segredos, certo!? Só espero que tenha conseguido explicar direito.

Se você for maior que eu [é muito provável que você seja maior que eu], você pode usar a altura do tecido [1,40 m] para o comprimento da saia e comprar, em metros, o quanto julgar necessário para deixar a saia com uma abertura maior, pois da forma que eu fiz, a minha passada fica limitada a 70 cm.

tutorialSinto muito pela [não] qualidade do desenho, mas fiz no AutoCad [complexo de arquiteta] rapidinho.

Um comentário sobre “Tutorial da saia longa liberty

Deixe uma resposta

