da série desventuras na cozinha: torta de frango

Minha mãe está de férias na praia com o meu irmãozinho, ficamos em casa eu, meu pai (que não está de férias), minha irmã e o totó. Não fui, como a minha mãe, abençoada com o dom de cozinhar, minha irmã também não, como meu pai não gosta muito do meu prato predileto e também o que eu sei fazer de melhor, strogonoff de frango, apelei, mais uma vez, para o cybercook e aqui está o resultado.

Gostei da receita, principalmente, por ser prática, não faz muita sujeira, desde que comecei a morar em república, o que gera menos bagunça é o que me agrada mais.

Torta de Frango (com as minhas adaptações)

Massa

1 xícara de chá de margarina/ manteiga

4 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

50g de parmesão ralado

2 colheres de sopa de maionese

1 xícara de chá de leite

1 caixinha de creme de leite

2 xícaras de chá de farinha de trigo

Bata as gemas e a manteiga na batedeira. Acrescente 2 colheres de sopa do queijo ralado, a maionese, o leite, o creme de leite, a farinha de trigo e o fermento, misturando tudo aos poucos cuidadosamente, sem bater, até a massa ficar homogênea.

Em um refratário untado coloque metade da massa. Coloque o recheio e depois cubra com a outra metade. Por cima, espalhe as claras em neve e salpique o restante do queijo parmesão ralado. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.

Recheio

1 peito de frango desossado

2 xícaras de chá de água

1 tablete de caldo de frango

1 1/2 colher de sopa de azeite

1 dente de alho amassado

1 cebola ralada

¼ de pimentão ralado

2 colheres de requeijão

1 caixinha de creme de leite

quanto baste de sal

Cozinhe o peito de frango na água, com o tablete de frango, desfie e reserve junto com o caldo formado. Refogue o alho no óleo, acrescente a cebola, o pimentão, o frango e o restante dos ingredientes. Deixe ferver até que os sabores se apurem, ficando um molho consistente, sem muito caldo. Deixe esfriar.

A massa fica incrivelmente leve e cremosa, a cobertura de claras em neve ficou bem crocante, mas o que eu mais amei mesmo foi o recheio de frango!

pouco antes de ir ao forno

já sendo devorada por mim e o meu pai, minha irmã é vegetariana, não sabe o que estava perdendo! meu namorado chegou bem na hora de provar o meu “experimento”. Eu diria que o resultado foi satisfatório! Todos concordaram.

Deixe uma resposta

