Pinacoteca do Estado

A visita ao Parque da Luz é, inevitavelmente, seguida da visita à Pinacoteca do Estado.

No momento, há quatro exposições temporárias em cartaz:

Desenhar no espaço: artistas abstratos da Venezuela e Brasil – Exposição com cerca de 70 peças entre pinturas, esculturas, objetos e desenhos, mostra o processo de passagem, desenvolvido pelo trabalho dos artistas, do plano pictórico para o espaço, na história da arte da Venezuela e do Brasil, entre 1947 e 1987.

Graciela IturbideCom cerca de 80 imagens realizadas entre os anos 1960 até os dias de hoje em diversos países como México, Estados Unidos, Espanha, Índia e Itália. São imagens que retratam a fragilidade das tradições ancestrais e sua difícil subsistência; a interação entre natureza e cultura; a importância do rito no gesto cotidiano e a dimensão simbólica de paisagens e objetos encontrados a esmo ocupam um lugar central em sua trajetória.

Ignacio Aballi – Teoria A obra exibida é composta por nove vitrines; oito que rodeiam o perímetro do espaço, e são compostas por uma estrutura de metal que recebe uma cúpula de vidro onde será serigrafado nas suas quatro faces laterais uma série de textos reunidos pelo artista, que descrevem e apresentam as 8 cores (branco, preto, amarelo, roxo, vermelho, violeta, azul e verde). As cores serão aplicadas por meio de pigmento de cor em plataformas/placas que serão a base das vitrines. A última vitrine ocupará centro do espaço e no interior haverá pó (de cor cinza), em vez de pigmento de cor.

O Lado de Lá – Angola, Congo, Benin –  Cerca de 30 imagens, PB, do fotógrafo Ricardo Teles (Porto Alegre, RS,1936). As imagens foram realizadas entre 2005 e 2010 em diversos locais da África e revelam cenas da vida cotidiana, celebrações que unem arte e religiosidades, retratos de pessoas e de monumentos históricos, como o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990, na República do Benin, em memória dos escravos que partiram em direção ao Brasil.

Todas valem muito a pena, mas a exposição que mais gostei foi a de Graciela Iturbide. Isso sem contar as exposições do prórpio acervo da Pinacoteca.

As fotos são da exposição Destaques do Acervo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s