As vantagens de fazer suas próprias costurinhas

Ganhei minha máquina de costura no Natal. Antes disso nunca tinha costurado nadinha, comecei assistindo ao dvd que veio com a máquina pra aprender a encher a bobina e passar a linha, porque nem isso eu sabia.

Depois só treino. Primeiro saias e vestidos retos, depois pesquisei moldes de saia godê, comecei a usar minhas próprias roupas como molde, aprendi a fazer cavalo de calças e shorts, treinei mais e então resolvi dar início a esse empreendimento das Necessaires by The New Pink e EcoBags by The New Pink.

É muito divertido poder costurar suas próprias roupas. Paciência, definitivamente, não é uma das minhas qualidades, então prefiro projetos mais objetivos que, com um pouco de estudo, eu já consiga finalizar. Tenho o hábito de costurar de manhã porque já quero vestir de tarde ou de noite.

O fato de começar a costurar me ajudou e muito a controlar os gastos. Não compro mais compulsivamente como antes. Quando vou a lojas tipo Renner e C&A, eu observo bem as peças, como seriam feitos os cortes, como eu mesma poderia costurar, percebo que o investimento seria muito menor seu eu comprasse o tecido e costurasse, sem contar que cada vez mais gosto de costurar, já se é uma peça mais complexa, mais elaborada, aí sim invisto.

O engraçado é que não só com roupas, mas fiquei bem mais contida pra gastar mesmo com sapatos e bolsas. Esse tem sido o maior benefício do meu presente de Natal pra minha vida.

Agora comecei esse empreendimento mais pra sustentar minha máquina de costura do que qualquer outra coisa. Não posso dizer que gastei muito com ela até agora, mas é preciso comprar acessórios e equipamentos, além da manuteção, que a pobrezinha já está precisando, minha máquina de costura é pra uso doméstico e eu uso mesmo. Trabalho com ela somente nos finais de semana, por isso mesmo quero fazer o máximo de coisas possível.

Não poderia ter ganho um presente melhor, sempre quis costurar, mas nunca me atrevi a usar a máquina da minha vó, comecei a economizar [gastar muito menos] porque posso agora produzir minhas próprias roupas, fiquei muito mais seletiva pra gastar nas fast fashion, consigo recuperar ao menos parte do meu investimento com encomendas e, por fim, tenho um novo empreendimento.

7 comentários sobre “As vantagens de fazer suas próprias costurinhas

    • Tati, minha máquina é uma Elgin Supéria. Acho que é o modelo mais básico da Elgin. Está bem em conta agora, vi em alguns sites por R$299. Apesar de ser uma máquina de uso doméstico, costura em vários pontos diferentes e, como eu disse no post, vale muito a pena mesmo.

      • Muito obrigada pela dica! Estou sempre de olho no seu blog, não comento sempre, porque aqui no serviço é complicado, sempre entro escondido. Parabéns e sucesso!

      • Em qual site está por este valor? Eu vi no ponto frio por R$340,00 que foi o lugar mais barato que encontrei.

  1. “Paciência, definitivamente, não é uma das minhas qualidades” HAHAHAHAHAHA

    que linda a sua história de amor com a sua máquina lala! acho que vou comprar uma igual a sua. tava pesquisando umas singers pra comprar mas elas são mais caras. e já que você disse que essa dá conta do recado…
    só uma perguntinha: ela ocupa muito espaço?

    • Você, ri, né!? Porque sabe exatamente do que eu estou falando…
      Então, ela não ocupa muito espaço, é bem compacta e portátil, apesar de pesadinha. Quando não estou usando, ela fica num cantinho sem atrapalhar ninguém, já quando estou usando… aí eu tomo conta de muito espaço

Deixe uma resposta

